GILBERTOESPORTE

terça-feira, 5 de julho de 2011

Lima: "Graças a Deus Marta é brasileira"


Não há dúvidas quanto à jogadora que os torcedores de todos os países mais querem ver em campo na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. Neste domingo, na Arena Allespark de Wolfsburgo, Marta tinha a sua própria legião de fãs, principalmente entre a garotada presente. E a ganhadora de cinco prêmios consecutivos de Jogadora do Ano da FIFA retribuiu o carinho com uma atuação de gala, fazendo dois gols na vitória do Brasil sobre a Noruega por 3 a 0.

Depois de um desempenho discreto na estreia contra a Austrália, a atacante de 25 anos voltou à sua melhor forma. Pior para as norueguesas. Marta marcou o seu primeiro no torneio aos 22 minutos do primeiro tempo, depois de ganhar na corrida de uma zagueira, pedalar na frente de outra adversária, que ficou pelo chão, e chutar da entrada da área no canto esquerdo da goleira. O segundo dela — e terceiro do Brasil na noite — saiu três minutos após a volta do intervalo. Mais uma vez, ela mostrou muita habilidade com a perna esquerda ao pegar um rebote na grande área, fintar as defensoras e bater com frieza no contrapé da arqueira, acabando com as chances de reação da Noruega.

Dois minutos antes, Marta havia feito toda a jogada do gol de Rosana naquele que foi o seu momento mais brilhante da noite. Ela partiu sozinha para cima da defesa adversária, atraiu a marcação para si e, mostrando muita visão de jogo, rolou a bola para o chute preciso da colega, que entrava sozinha. A alagoana ainda poderia ter feito o seu terceiro na metade da etapa final, quando ficou sozinha com a goleira Ingrid Hjelmseth, mas falhou na batida, que acabou defendida.

Marta mostrou uma velocidade impressionante em vários momentos do jogo, deixando várias zagueiras norueguesas pelo caminho. "Não sei se estou mais veloz do que em 2007", respondeu ao ser questionada se a sua forma física havia alcançado um nível ainda mais alto depois de ela ter conquistado a Bola e a Chuteira de Ouro da adidas há quatro anos, no Mundial da China. "Só tento sempre dar o meu máximo. Espero que consiga repetir este desempenho."

"Acho que o Brasil fez uma grande partida", analisou. "Jogamos melhor hoje do que na estreia. A nossa defesa teve um grande papel no resultado, não deixando as norueguesas entrarem e mandando a bola ao setor ofensivo o mais rápido possível. Agora, estamos em uma situação mais tranquila para a segunda fase. A expectativa em relação à Seleção Brasileira e ao futebol que mostramos é sempre grande."

Quem dá a palavra final é o técnico Kleiton Lima, que é só elogios à supercraque da camisa 10. "Graças a Deus a Marta é brasileira", disse, com um sorriso. "Graças a Deus ela faz parte da nossa seleção. Ela tem os pés no chão, é humilde e ainda assim é genial. A Marta é modesta fora de campo, é muito unida com as companheiras e tem uma boa relação com as mais jovens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário