NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
domingo, 24 de julho de 2011
Jogos Regionais 2011: Cotia tem chuva de medalhas no atletismo PCD; futsal e vôlei conseguem suas classificações
Regionais 2011: Cotia tem chuva de medalhas no atletismo PCD; futsal e vôlei conseguem suas classificações
Texto: Ricardo Silva
A Segunda Divisão dos Jogos Regionais de Santo André continua fervendo. Cotia não faz por menos, colecionando medalhas e vitórias. A sexta-feira (22) e sábado (23) foram preenchidas com excelentes resultados. O atletismo PCD (pessoas com deficiência) marcou oito ouros, seis pratas e dois bronzes. O futsal e vôlei, tanto feminino quanto masculino, conseguiram seus lugares nos mata-matas.
Os bons resultados dos "campeões da vida" no atletismo PCD trouxeram os dois primeiros troféus para Cotia: vice-campeão no masculino e no feminino. Porém, para a pontuação geral, só conta a somatória das duas modalidades. A cidade, dessa maneira, foi vice geral do esporte. No futsal e vôlei femininos, a classificação foi para as semifinais, mostrando a força da mulher cotiana. Entre os homens, os mesmos esportes estão nas quartas de final.
Apenas o futebol masculino já deu adeus aos Jogos. Apesar da disposição, os meninos marcaram somente um empate em três partidas. O atletismo começou o seu agito no sábado sem medalhar Cotia ainda. No domingo, as disputas continuam, com descanso só para o futsal feminino da Kurdana.
* Atletismo PCD: 16 medalhas!
Comecemos pelos campeões da vida. Só por competirem, já são vencedores. Mas eles querem mais. Querem representar bem a cidade que defendem. A equipe do técnico João Faria voltou do ABC com a bela marca de 16 medalhas.
As competições ocorreram na sexta, no Centro de Treinamento da Bovespa (São Caetano), apesar do local estar em reforma. As douradas começaram pelas mãos dos atletas cadeirantes, competindo nas provas de arremessos e lançamentos. Na categoria F58, Fabienne Carmen Gina Reimers faturou ouro no peso, dardo e disco. Roberto Alves da Silva ficou com os três títulos também, mas na categoria F56. Na pista, Paulo Domiciano Faria fechou a lista de ouros, vencendo os 1500 e os 100 metros para deficientes visuais, na categoria T11.
As pratas vieram mais da pista do que do campo. Entre os deficientes visuais, Mário Renato Matricardi de Oliveira ficou com o segundo nos 1500 e nos 100 metros da T12. Ainda nos 100, Gilmara Loureiro Gomes (T11) e Lindalva N. Fabiano (T12) levaram prateadas. Nos 800 metros da T12, vice para Marily Augusta Rodrigues Pistilli. A única prata dos lançamentos veio com Adriana Cristina de Oliveira, no disco F58.
Os dois bronzes vieram um de cada parte. No peso, Adriana Cristina de Oliveira ficou com mais uma medalha, assim como Lindalva N. Fabiano - desta vez, nos 800 metros.
Cotia ficou com 59 pontos entre os homens, ao passo que as mulheres marcaram 67. Ambos ficaram atrás de Barueri (72 e 77, respectivamente). Na soma, o vice-geral com 126, contra 149 dos baruerienses. Troféus ganhos para a cidade, além dos nove pontos na classificação geral (sete do vice geral mais dois de bonificação pela participação nas duas modalidades).
* Futsal feminino Sub 21: Kurdana na semi
As garotas do Sub 21 da Kurdana começaram os Regionais com duas goleadas: 7 a 2 contra Peruíbe e 5 a 0 contra Itanhaém. De prêmio, veio a classificação direta à semifinal como líder do Grupo A. Ambas partidas foram realizadas no Ginásio do Primeiro de Maio FC.
O jogo de estreia foi contra Peruíbe, na sexta. O adversário dava pinta de dificuldades, pois havia vencido Itanhaém na primeira rodada por 5 a 0. Porém, as jovens impuseram seu jogo. Com pouco mais de um minuto, Fran abriu a contagem. Aos seis, Déby ampliou de falta. Peruíbe apostava em bolas longas da goleira para a pivô. Em um dos ataques, Aninha colocou a mão na bola, dentro da área. Pênalti e cartão vermelho. Na cobrança, a equipe litorânea mandou para fora.
Mesmo com uma a menos, a Kurdana mostrou que sabe defender como ninguém - o que já é tradição. Para completar, veio o gol ainda na desvantagem numérica, pelos pés de Lum. Aos 18, Déby marcou seu segundo gol, levando o 4 a 0 para o intervalo.
Na segunda etapa, a técnica Andressa de Azevedo mesclou as peças. O resultado foi um gol de Thays, aos três minutos. Ariane reduziu a vantagem no minuto seguinte, mas Fran, aos nove, foi para as redes mais uma vez. Mostrando que seria a artilheira da tarde, Fran marcou seu quarto gol, completando jogada de Lorraine. Um novo pênalti foi marcado, e Tamires marcou para Peruíbe, encerrando o placar.
Na manhã de sábado, o mesmo palco. E outro placar elástico - desta vez contra Itanhaém. Trabalhando a bola para achar espaços na defesa, Cotia chegou aos 3 a 0 na etapa inicial com a mesma jogadora: Déby marcou aos três, quatro e 19 minutos.
Na segunda etapa, Lum ampliou no começo. Aos seis, Fran fez o quinto do jogo - e o seu quinto na competição, empatando com Déby como artilheira cotiana. Ambas goleiras passaram a trabalhar bastante, com Tati executando belas defesas. Nos dez minutos finais, Andressa usou sua formação mais jovem para movimentar o time, com o quarteto formado por Brenda, Paloma, Evelyn e Priscila Loiola. As "pequenas", como são carinhosamente chamadas, não fizeram gols mas mostraram ousadia, bombardeando a meta litorânea.
Agora, Cotia descansa nas quartas de final, aguardando o vencedor entre Embu e Carapicuíba. As semifinais acontecerão na segunda-feira, com horários e local a definir. Na outra partida das quartas, Taboão da Serra pega Peruíbe, cujo vencedor duelará com Barueri.
* Vôlei feminino Sub 21: a dois passos do paraíso
Elas estão mandando bem nos Regionais. Após vencer na abertura do Grupo A, o vôlei feminino Sub 21 de Cotia faturou a segunda partida, saindo líder. Na sexta, jogando no Ginásio Pedro Dell'Antonia, marcou 2 sets a 0 em Diadema. Nas semifinais, o adversário será Embu neste domingo, no mesmo local, às 09 horas. Só faltam duas vitórias para o ouro. A outra semi envolve Carapicuíba e Mongaguá.
No jogo que determinou a liderança, um primeiro set fácil. Com Kellen bem no saque, além da atuação de qualidade da levantadora Amanda, tivemos o placar de 25 a 12. Na continuação, tudo indicava para uma "síndrome do segundo set" - visto que a equipe perdera este na partida de estreia. Diadema ficou com 6 a 3 na frente. A técnica Noeli Almeida pediu tempo e consertou o time. Tanto que, no 9º ponto, veio a virada. Com Isabella atacando bem, Cotia chegou logo aos 25/16, partindo para o abraço.
* Futsal masculino Sub 21: segundo na chave, equipe de respeito
A equipe Sub 21 do futsal masculino cotiano está fazendo uma campanha de respeito nos Regionais. No Grupo B, ficou em segundo lugar. Venceu o seu segundo jogo, na sexta, contra Peruíbe, por 4 a 1, mas perdeu no sábado para Itariri, por 2 a 1. ambas partidas ocorreram no Ginásio Noêmia Assunção.
Já que não foi possível ficar em primeiro, e ir direto à semifinal, o negócio é jogar as quartas. O sorteio colocou Cotia contra Carapicuíba, vice do Grupo C. A peleja será às 09 horas deste domingo, no mesmo local. Passando, jogará contra o forte Barueri na semifinal.
Contra Peruíbe, os cotianos dominaram do começo ao fim. O capitão Rogers fez três gols - ou, como diriam os ingleses, um hat trick. Wesley deu números finais. A equipe teve o bom jogador Felipe Santos expulso.
O jogo contra Itariri valia a dianteira. O adversário tinha a vantagem do empate por só um gol marcado a mais. Em busca da vitória, Cotia partiu para cima, encontrando Itariri postado na defesa. Com um gol em cada tempo, o duelante abriu dois tentos na frente. Rogers mostrou faro de gol e foi para as redes. Cotia animou-se, pois ainda tinha chance. Chute após chute, pressionou o oponente. Contudo, não veio a necessária virada.
* Vôlei masculino livre: derrota mostrando força
O desafio era difícil. Enfrentar São Bernardo, que joga a Superliga, mesmo que com o time mesclando suas categorias, era um páreo complicado. Verdade que a equipe do vôlei masculino da ACEK Cotia perdeu por 2 sets a 0, mas mostrou força. O jogo foi na sexta, no Ginásio Celso Daniel.
O resultado deixou os rapazes de Leandro Yoshizumi no segundo lugar do Grupo A. São Bernardo ficou líder (marcou 2 a 0 em Jandira). Sendo assim, Cotia jogará as quartas de final e, pelo sorteio, pegará o vencedor do Grupo C, Osasco, em duelo marcado para este domingo, às 09 horas, no Ginásio Sacadura Cabral. Se vencer, pega Santos na semifinal.
No primeiro set, os cotianos chegaram a liderar por 16 a 13, contando com um bom desempenhos dos dois Wagners - o Santos como levantador e o Sousa no ataque. Mas o adversário do ABC reagiu, virando para 24 a 21. O set foi disputado ponto-a-ponto até o fim, com derrota cotiana por 27 a 25.
No segundo set, a ACEK manteve o equilíbrio o quanto pôde. São Bernardo só foi abrir uma vantagem mais larga no 16º ponto, marcando diferença de quatro. Aí, os cotianos não mantiveram o ritmo, saindo com um 25/12 desfavorável. Nada que desanime os rapazes, que continuarão a lutar pela medalha na Primeira Divisão.
* Futebol masculino Sub 21: disposição dos meninos não deu resultado
Não foi por falta de esforço. A equipe de futebol masculino Sub 21 de Cotia foi eliminada do Grupo B da competição. Nas partidas finais da chave, derrota para Mauá por 2 a 1 e empate com Mongaguá em 2 a 2.
Precisando reverter o mau resultado na estreia, os cotianos entraram em campo contra Mauá, na sexta, justamente na casa do adversário: o Estádio Pedro Benedetti. Os locais abriram o placar, num gol de cabeça vindo de bola parada. A comissão técnica, comandada por Alcides Volpini, queixou-se de impedimento no lance. Logo depois, um zagueiro mauaense foi expulso. Esperanças retomadas.
Na metade do segundo tempo, falta para Cotia. O goleiro adversário, julgando que a cobrança era muito de longe, pediu para não formar barreira, e que a marcação abrisse espaço. Pois Hugo, que saiu da reserva, bateu com efeito. A bola pingou na frente do goleiro, que falhou. Empatada a partida.
O jogo ficou franco, com ambos lados criando chances para vencer. Após Léo perder grande oportunidade, um contra-ataque de Mauá terminou em gol, selando a vitória mauaense e a eliminação cotiana.
O jeito foi terminar com honra. No sábado, jogando no campo da Cofap, o confronto foi com Mongaguá. As coisas não começaram boas: 2 a 0 contra, com direito à expulsão do goleiro Felipe após o primeiro gol (de pênalti). Na segunda etapa, Cotia reagiu e chegou ao empate com gols de Maycon e Will. A igualdade pode não ter sido o melhor resultado, mas fez com que os garotos deixassem os jogos de cabeça em pé.
* Atletismo: medalhas ficaram no "quase"
No sábado de tarde, quatro cotianos competiram nos Regionais, no mesmo CT da Bovespa onde ocorreram as provas do PCD. As medalhas não saíram por pouco. Nenhum deles conseguiu índice para os Jogos Abertos do Interior.
A primeira a correr foi Elineia Ferreira de Aquino, nos 1500 metros. A cotiana fez uma prova estável, marcando 5'39"13. Ficou pouco mais de oito segundos atrás do bronze. Em seguida, Wilton Delmondes Souza correu os 800 metros; o tempo de 2'12"59 lhe deu o quinto lugar.
A última prova do dia com participação de Cotia foram os 5.000 metros, com a dupla formada por Paulo Manoel Carvalho e Luis Luzia da Silva. Enquanto que Silva desistiu na sexta volta, Carvalho vinha em ritmo forte, acompanhando até os atletas da Primeira Divisão. Porém isso lhe custou uma queda no rendimento volta após volta, colocando-o em quarto lugar. Ele ficou apenas a três segundos da medalha.
No domingo, mais atletismo masculino e feminino de Cotia em ação, visando bons resultados.
* Resultados de Cotia
22/07
Vôlei Feminino Sub 21 - Cotia 2x0 Diadema (25/12, 25/16) - Ginásio Pedro Dell'Antonia
Futebol Masculino Sub 21 - Cotia 1x2 Mauá - EM Pedro Benedetti (Mauá)
Futsal Masculino Sub 21 - Cotia 4x1 Peruíbe - Ginásio Noêmia Assunção
Futsal Feminino Sub 21 - Cotia 7x2 Peruíbe - Ginásio do Primeiro de Maio FC
Vôlei Masculino livre - Cotia 0x2 São Bernardo (25/27, 15/25) - Ginásio Celso Daniel
Atletismo PCD (Pessoas Com Deficiência) - Centro de Treinamento Bovespa - Vila São José (São Caetano)
Ouro (8)
Fabienne Carmen Gina Reimers - arremesso de peso F58 - 5m41
Fabienne Carmen Gina Reimers - lançamento de dardo F58 - 11m77
Fabienne Carmen Gina Reimers - lançamento de disco F58 - 14m77
Roberto Alves da Silva - arremesso de peso F56 - 6m00
Roberto Alves da Silva - lançamento de dardo F56 - 13m55
Roberto Alves da Silva - lançamento de disco F56 - 14m56
Paulo Domiciano Faria - 1500 metros T11 - 8'45"5
Paulo Domiciano Faria - 100 metros T11 - 16"5
Prata (6)
Adriana Cristina de Oliveira - lançamento de disco F58 - 5m65
Marily Augusta Rodrigues Pistilli - 800 metros T12 - 4'56"1
Mário Renato Matricardi de Oliveira - 1500 metros T12 - 6'09"7
Mário Renato Matricardi de Oliveira - 100 metros T12 - 18"0
Gilmara Loureiro Gomes - 100 metros T11 - 30"3
Lindalva N. Fabiano - 100 metros T12 - 25"6
Bronze (2)
Adriana Cristina de Oliveira - arremesso de peso F58 - 2m43
Lindalva N. Fabiano - 800 metros T12 - 5'23"1
Total: 16 medalhas
Pontuação: Feminino - 67 (2º); Masculino - 59 (2º); Geral - 126
Classificação final: vice-campeão (7 pontos para a classificação geral mais 2 de bonificação)
23/07
Futebol Masculino Sub 21 - Cotia 2x2 Mongaguá - campo da COFAP
Futsal Feminino Sub 21 - Cotia 5x0 Itanhaém - Ginásio do Primeiro de Maio FC
Futsal Masculino Sub 21 - Cotia 1x2 Itariri - Ginásio Noêmia Assunção
Atletismo - dia inicial
4º lugar - Elineia Ferreira de Aquino - 1500 metros - 5'39"13
4º lugar - Paulo Manoel Carvalho - 5000 metros - 15'43"2
5º lugar - Wilton Delmondes Souza - 800 metros - 2'12"59
abandono - Luis Luzia da Silva
Classificação parcial: Feminino - 5 pontos (6º); Masculino - 9 pontos (6º)
Classificação Geral
7º lugar - 9 pontos (Segunda Divisão)
Medalhas: 8 ouros, 6 pratas, 2 bronzes (16 no total)
Segunda Divisão: 1º Ribeirão Pires (27); 2º Barueri e Mauá (21)
Primeira Divisão: 1º Santos (50); 2º São Bernardo e São Caetano (45)
Zona de rebaixamento: Santo André (35), Cubatão (37) e São Vicente (6)
* Tabela de 24/07
08:00 - Futsal Masculino Sub 21 - Carapicuíba x Cotia - quartas de final - Ginásio Noêmia Assunção
09:00 - Vôlei Feminino Sub 21 - Cotia x Embu - semifinal - Ginásio Pedro Dell'Antonia
11:00 - Vôlei Masculino livre - Cotia x Osasco - quartas de final - Ginásio Sacadura Cabral
09:00 - Atletismo Feminino e Masculino - Centro de Treinamento Bovespa - Vila São José (São Caetano)
Contato:
(11) 6656 5506
(11) 8375 0391
www.acekurdana.com.br
Jornal Conteúdo Independente
Gilberto Cardoso Vieira
Caderno de Esporte especial jogos regioanis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário