Brasil volta a atuar em Foz do Iguaçu após 11 anos
Foz do Iguaçu (PR) - O duelo diante do Paraguai no domingo (15/7), em Foz do Iguaçu (PR), marca o retorno da Seleção Brasileira de Futsal à cidade paranaense. No local o Brasil conquistou um título sul-americano, em 2000, quando era dirigido por Vander Iacovino, hoje auxiliar técnico da equipe.
“A cidade me traz boas recordações, aqui conquistei meu primeiro título sul-americano como treinador, e também foi onde conquistei meu último título de Taça Brasil de Clubes, com a GM, ainda como atleta, em 1998. Foz do Iguaçu traz bons fluídos e espero que o decorrer do trabalho siga como está sendo, que isto se concretize com bons jogos diante dos paraguaios”, disse Iacovino.
Daquele elenco, há apenas dois remanescentes, o ala Falcão e o pivô Lenísio. “Este é um processo natural. São 11 anos de diferença e ainda com a facilidade que o Brasil tem para revelar atletas, é normal que haja esta renovação quase completa. Ainda temos o agravante de não poder contar com os atletas que jogam na Espanha, por questão de calendário, isto faz diferença e possibilita dar oportunidade a outros atletas”, relembrou.
Sobre a evolução, o auxiliar técnico ressaltou que as diferenças passam pela estrutura que hoje pode ser oferecida à comissão técnica. “Mudou, sobretudo, as condições de trabalho que se tem hoje na Seleção Brasileira. Antes tínhamos muitas dificuldades, desde a obtenção de patrocínios e isto levava a falta de dinheiro para reunir a equipe para se treinar, por exemplo. Hoje temos a possibilidade de nos reunir apenas para períodos de treinamento e para o treinador é muito importante”, finalizou.
Regularidade é a palavra de ordem para Djony na Seleção
Foz do Iguaçu (PR) - Três goleiros disputam a posição de titular do gol do Brasil nos dois amistosos diante do Paraguai. Djony e Léo Oliveira seguem a ‘disputa’, que vem se estendendo nesta temporada, enquanto o novato Guitta quer aproveitar a chance dada pel a comissão técnica, por conta do bom trabalho realizado na Intelli/Orlândia.
Para o goleiro Djony, que atua pelo Santos/Cortiana, a expectativa é de seguir como titular, após a conquista da posição durante o Torneio da China, realizado no início do mês passado, em Hangzhou (China). Na oportunidade, Djony assumiu a posição após a expulsão de Léo Oliveira, no primeiro jogo do Brasil na competição, diante do Irã.
O arqueiro foi bem, manteve a titularidade nas três partidas seguintes, todas com vitórias brasileiras e agora espera novas chances diante do Paraguai. “Temos que tentar manter o trabalho que vem sendo feito. Consegui uma boa oportunidade na China, que eu estava esperando, e fui bem. Agora quero treinar forte e se for escolhido para ser titular do gol tentar manter a regularidade”, disse.
Em território chinês, o Brasil, além de vencer o Irã (3 a 1), bateu a Romênia (9 a 1), o Japão (3 a 0) e os donos da casa (7 a 2), conquistando o bicampeonato do torneio internacional. “Ano que vem temos o mundial e tenho como meta ser convocado para tentar mais um título do mundo. A palavra de ordem agora é regularidade para sempre ser lembrado”, revelou Djony, que conquistou seu primeiro título defendendo o País.
Treino específico
Na tarde desta terça-feira (12/7) os goleiros voltarão a ter um trabalho específico com o treinador de goleiros Marcus Bianchi, o Guaíba. As saídas de gol serão trabalhadas, conforme o cronograma estabelecido por Bianchi. Na manhã desta quarta-feira (13/7) ocorre o último treino específico para os goleiros brasileiros.
Sem Falcão, Brasil volta a treinar com bola em Foz
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal voltou a treinar na quadra do ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), na manhã desta terça-feira (12/7). O elenco teve folga na tarde desta segunda-feira (11/7) e trabalhou forte sob o comando do técnico Marcos Sorato e do auxiliar técnico Vander Iacovino. O ala Falcão não participou da atividade.
Com dores abdominais durante a noite, Falcão foi levado a um hospital da cidade, onde foram realizados vários exames. O ala foi medicado e apresentou melhora dos sintomas pela manhã. ?Não temos um diagnóstico conclusivo sobre o caso, estamos observando. Como ele passou praticamente toda a madrugada acordado no hospital, resolvemos deixá-lo descansando?, comentou o médico da seleção, Mauro Fuziki.
Apesar de ainda não ter um laudo concluído, Fuziki falou sobre a evolução do quadro. ?O Falcão conseguiu dormir agora pela manhã e, aparentemente, está sem as dores que o incomodaram durante a noite passada, isto é um bom sinal, mas ainda não podemos afirmar se ele terá condições, por exemplo, de participar do treino da noite?, destacou o médico.
A equipe verde-amarela voltará à quadra no início da noite, às 18 horas, para o segundo treinamento do dia.
O Brasil enfrentará o Paraguai em dois jogos amistosos. O primeiro ocorrerá em Assunção, capital paraguaia, na sexta-feira (15/7), enquanto a segunda partida será no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), no domingo (17/7), às 10 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.
Carlinhos ressalta força ofensiva paraguaia
Foz do Iguaçu (PR) - Com a proximidade do primeiro confronto entre Brasil e Paraguai, aceleram-se o ritmo de treinos da Seleção Brasileira para o primeiro confronto, marcado para a noite desta sexta-feira (15/7), na cidade de Assunção, capital paraguaia. A partida ocorrerá no ginásio do Clube Sol de América, a partir das 21h.
E entre os jogadores brasileiros também cresce a expectativa para este primeiro jogo. Carlinhos, fixo do Carlos Barbosa e da seleção, crê em jogo difícil diante do selecionado guarani. Ele lembra dos confrontos recentes entre os dois selecionados, principalmente da partida entre os dois times no Grand Prix do ano passado.
“Primeiramente temos que lembrar que o Paraguai nos atacou muito no último Grand Prix e foi a seleção que mais marcou gols contra a gente naquela competição. Isso demonstra que eles vão para cima”, relembra o atleta.
Naquela partida, os brasileiros venceram o Paraguai por 5 a 3, em Anápolis (GO). Por conta da força dos atletas paraguaios no ataque e do fato do time adversário contar com força máxima, contando com os atletas que atuam no futsal italiano, Carlinhos explica que a defesa brasileira deve estar alerta nos dois jogos.
“Na defesa temos que estar muito atentos, principalmente na marcação um contra um, já que eles contam com jogadores habilidosos em seu elenco. Muitos dos atletas jogam há anos na Itália e isso pode ser um fator de dificuldade para nós. Mas com muita aplicação, creio que conseguiremos a vitória lá e aqui.”
Carlinhos se recorda também que recentemente enfrentou equipes paraguaias em competições sul-americanas. “Recentemente estive com o Carlos Barbosa na disputa do Campeonato Sul-Americano de Clubes, em Encarnación, e pudemos comprovar que quanto mais a torcida os apóia, mais eles atacam. Em Assunção não deverá ser diferente.”
Ainda sem Falcão, Brasil realiza segundo treino do dia
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal treinou mais uma vez no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, na preparação para os dois confrontos diante do selecionado do Paraguai, previstos para este final de semana nas cidades de Assunção, no Paraguai, e em Foz do Iguaçu, no Brasil.
O time trabalhou por pouco mais de uma hora e meia no ginásio sob o comando de Marcos Sorato e Vander Iacovino. Antes, porém, o treinador de goleiros do selecionado brasileiro Guaíba, fez treinamentos específicos com os três arqueiros do Brasil, Djony, Guitta e Leo Oliveira.
Mais uma vez o ala Falcão, que já não havia participado do treino da manhã, ficou de fora dos trabalhos desta noite. O jogador já se recuperou bem da indisposição sentida na madrugada de hoje, mas ainda apresenta um pouco de cansaço, o que acabou fazendo com que continuasse na concentração do time.
“Ele se recuperou bem, mas ainda sente um pouco de dor. A medicação que ele tomou pela madrugada também é muito forte, o que faz com que o atleta fique um pouco zonzo. Por conta disso resolvemos deixá-lo descansando. Amanhã faremos outra avaliação, para saber se ele poderá voltar aos treinos”, disse Mauro Fuziki, médico do Brasil.
Brasil e Paraguai se enfrentam no primeiro confronto na noite desta sexta-feira (15/7). O segundo confronto ocorrerá no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), no domingo (17/7), às 10h, com transmissão ao vivo da Rede Globo.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário