Brasil encara o Paraguai em Assunção
Foz do Iguaçu (PR) - O Brasil abre o Desafio Internacional de Futsal na noite desta sexta-feira (15/7), quando enfrentará o Paraguai no primeiro dos dois confrontos previstos para este final de semana, em partida marcada para as 21h, horário de Brasília, no ginásio do Clube Sol de América, em As sunção, no Paraguai.
Este será mais um dos confrontos entre Brasil e Paraguai na história. Com apenas uma derrota na história do confronto, justamente na final da Copa do Mundo de Futebol de Salão em 1988, na Austrália, por 2 a 1, diante dos paraguaios, o selecionado brasileiro segue buscando manter a hegemonia desta história.
No último confronto entre ambos, o Brasil conquistou vitória por 5 a 3 no Grand Prix de Futsal do ano passado, em Anápolis (GO). E Marcos Sorato, técnico brasileiro, se recorda bem desta partida, que foi realizada no Ginásio Internacional Newton de Faria, pelas semifinais da competição.
?O time do Paraguai já demonstrou ser muito qualificado tecnicamente falando, já que se formos buscar num passado recente, foi a única equipe que conseguiu marcar três gols diante de nós no Grand Prix do ano passado. Dois destes gols foram marcados no um contra um, ou seja, trata-se de uma equipe habilidosa?, disse o técnico brasileiro.
Ele ressalta, porém, que as duas partidas deste final de semana deverão ser mais equilibradas ainda. ?Neste jogo o time paraguaio está mais qualificado que no Grand Prix. Eles se reforçaram trazendo os seus melhores jogadores que atuam na Itália e, além disso, contam com a supervisão técnica de Fernando Ferreti, que em minha opinião é um dos melhores técnicos do mundo?, ressaltou Sorato.
Diante de um adversário forte no ataque, a atenção brasileira com a defesa deve ser grande. ?Nossa postura defensiva tem que passar por melhoras, pois perdemos um pouco desta força nos últimos jogos. Nosso trabalho passa exatamente por este ponto: ter uma defesa forte, para sair com tranquilidade no ataque. E, diante do Paraguai, creio que teremos um excelente teste nesse quesito?, finalizou Sorato.
O Paraguai já treina há três semanas para este confronto. O técnico Francisco Carosini contará com o que melhor tem em mãos. O capitão Carlos Chilavert destaca a importância do primeiro jogo para os paraguaios.
?Este encontro é ideal para medir o potencial de nossa equipe. Passamos por três semanas de trabalho árduo. Nosso grupo de jogadores é formado por atletas de alto nível que chegaram do exterior e creio que, sem nenhuma dúvida, serão dois grandes espetáculos?, disse o atleta paraguaio.
Seleção Brasileira já está no Paraguai
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal já está em Assunção, capital paraguaia, para o primeiro confronto do Desafio Internacional de Futsal, que ocorrerá na noite desta sexta-feira (15/7) no Ginásio do Clube Sol de América, a partir das 21h, horário de Brasília.
O time brasileiro chegou à Assunção no final da tarde desta quinta-feira e se concentrou para a partida. A delegação participa de um jantar de boas-vindas nesta noite e treina apenas na manhã de sexta-feira no local da partida, para reconhecimento de quadra, a partir das 10h.
A delegação do Brasil seguiu completa para a partida. Falcão que ficou de fora de alguns treinos durante a semana, mas que participou da última atividade realizada no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, seguiu junto do time.
Outra dúvida era a presença de Jackson, que sentiu dores no penúltimo treino brasileiro em Foz do Iguaçu e foi poupado da última atividade, realizada na manhã desta quinta-feira. Ele, porém, está se recuperando bem e deverá ir para o jogo.
A Seleção Brasileira de Futsal volta à Foz do Iguaçu na manhã do sábado, para a segunda partida que ocorrerá no domingo pela manhã, no Costa Cavalcanti.
Goleiros ganham atenção especial nos treinamentos
Foz do Iguaçu (PR) - Os goleiros brasileiros vêm trabalhando forte em Foz do Iguaçu (PR). Marcus Bianchi, o Guaíba, treinador de goleiros da Seleção Brasileira de Futsal vem exigindo bastantes dos seus comandados, tentando aproveitar ao máximo o período de dez dias que o elenco está reunido, no interior paranaense.
Bianchi espera que nos dois amistosos diante do Paraguai, que ocorrem nesta sexta-feira (15/7), em Assunção (Paraguai), e no domingo (17/7), em Foz do Iguaçu, os arqueiros possam colocar em prática as atividades específicas que estão sendo ministradas, inclusive com a adoção de novas técnicas e tecnologias.
Antes das atividades, o treinador de goleiros faz questão de exibir vídeos e fotos para os goleiros. ?Gosto de mostrar a postura do goleiro durante as saídas do gol, por exemplo. Isto foi feito antes dos treinamentos para que eles possam mentalizar o gesto técnico correto. Aos poucos conseguimos nos aliar às novas tecnologias que vão surgindo para aperfeiçoar o trabalho com os goleiros?, disse.
?Nestes treinamentos conversamos muito, pois assim trocamos experiências e há um aprendizado muito grande. Logo em seguida, saímos da teoria e vamos para a prática e o ganho com esta metodologia é considerável?, comentou o preparador de goleiros do Brasil, que integra a equipe que também é composta por Carlos Frederico e Carlos Bracalli.
Guaíba está no futsal espanhol há nove anos. No El Pozo Múrcia, ele conquistou três títulos da Liga Espanhola, entre outros. Além disso, no currículo constam dois títulos da Liga Futsal, quando ainda trabalhava pela Ulbra. Bianchi está na Seleção Brasileira desde 2005 e foi um dos responsáveis pela preparação dos goleiros para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, em 2008, quando o Brasil conquistou o título.
Na ocasião, Tiago foi eleito o melhor da posição no mundial, e Franklin foi um dos heróis do hexacampeonato, ao entrar para defender as penalidades, que decidiram o título, diante dos espanhóis. ?O fato de eu estar trabalhando em um clube espanhol melhora o intercâmbio, pois consigo observar muito como eles treinam por lá e agregamos as escolas do Brasil e da Espanha para formar e aperfeiçoar as técnicas específicas para o goleiro de futsal?, finalizou.
Com retorno de Falcão, Brasil encerra treinos em Foz
Foz do Iguaçu (PR) - A Seleção Brasileira de Futsal fez na manhã desta quinta-feira (14/7) seu último treinamento em Foz do Iguaçu (PR). O time esteve na quadra do ginásio Costa Cavalcanti realizando sua nona sessão de treino no local. No domingo (17/7), o Brasil se apresenta na praça esportiva, enfren tando o Paraguai, no duelo que encerra a série de dois amistosos.
A delegação verde-amarela seguirá nesta tarde para Assunção, capital paraguaia, onde nesta sexta-feira (15/7), fará o primeiro amistoso diante do Paraguai. O time deverá realizar um treino de reconhecimento da quadra do ginásio do Clube Sol de América, que receberá o confronto. A atividade está prevista para ocorrer na manhã desta sexta-feira.
A novidade no treino desta manhã foi o retorno do ala Falcão, que esteve afastado nos últimos dois dias. O jogador estava com dores abdominais, com suspeita de problemas renais. Após ser medicado e ter recebido a atenção do departamento médico brasileiro, ele melhorou e pôde reintegrar o grupo na atividade que precede a viagem para o Paraguai.
?Me senti bem, passei uma noite ruim, mas consegui me recuperar e agora estou pronto. Treinei sem sentir dor hoje e agora é enfrentar a reta final de preparação para os jogos contra o Paraguai?, destacou o ala Falcão.
Jackson
Se por um lado o técnico Marcos Sorato contou com o retorno do ala Falcão aos treinos, por outro, ele não teve a presença do ala Jackson. O jogador foi poupado da atividade com dores musculares. Ele não deve ser problema para os dois jogos diante dos paraguaios, de acordo com o médico do Brasil, Mauro Fuziki.
As dores chegaram a causar preocupação, mas Jackson foi submetido a um exame de imagem na coxa esquerda, que não constatou nenhuma lesão.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
impre nsa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário