GILBERTOESPORTE

terça-feira, 21 de junho de 2011

Liga Futsal 2011 :: RELEASE DO DIA 20/6/2011

Corinthians resiste à pressão e derrota Copagril


O São Caetano/Corinthians/Unip (SP) derrotou a Copagril/Faville/Dalponte (PR) por 1 a 0 nesta segunda-feira (20/6), no ginásio Ney Braga, em Marechal Candido Rondon, pela Liga Futsal 2011. Com uma boa atuação defensiva, sobretudo do goleiro Leandro Martini, o time alvinegro sofreu muita pressão, mas segurou o resultado e subiu na tabela de classificação.

Agora, com a vitória, o Corinthians chegou aos 30 pontos, assumindo a quinta colocação. Já os paranaenses perderam o jogo e a colocação na tabela, pois permaneceram com 29 pontos e caíram para a sexta posição.

Os dois times ainda voltam à quadra pela Liga 2011 nesta semana. Na quarta-feira (22/6), às 20h15, o Corinthians enfrenta o Gazin/Oi/Penalty (PR), no ginásio Amário Vieira Costa, em Umuarama (PR). Na quinta-feira (23/6), a Copagril recebe no Ney Braga a Assoeva/Unisc/ALM (RS), às 20 horas.

No início, o jogo foi travado, pois as defesas, bem organizadas, não davam espaços para os ataques. Os dois times tinham de trabalhar muito a bola até conseguir chegar ao gol e, por isso, os chutes de longa distância eram a principal arma de ambas.

Aos 8min39, em boa triangulação do ataque, o Corinthians abriu o placar. Simi iniciou a jogada e passou para Danilo Baron, que deu um leve toque, deixando Douglinhas cara a cara com Léo Oliveira. O atleta corintiano finalizou com precisão e colocou os visitantes em vantagem.

Atrás no placar, a Copagril passou a atacar mais e, com posse de bola, deu trabalho ao Corinthians. O técnico PC de Oliveira, do Corinthians, teve que parar o jogo com o tempo técnico para reorganizar a defesa e foi feliz, pois, apesar da pressão, o time paulista se segurou e foi para o intervalo vencendo.

No segundo tempo, a Copagril voltou melhor. Adiantando a marcação, a equipe paranaense forçou o erro corintiano e, com a posse da bola, atacava com velocidade para chegar ao gol. A estratégia até funcionou, pois os donos da casa criaram boas chances. No entanto, o goleiro alvinegro, Leandro Martini, fez boas defesas e segurou o resultado.

Nos últimos minutos, a Copagril colocou Marcel como goleiro-linha e pressionou muito, especialmenteem chutes de longa distância. Porém, mais uma vez, Leandro apareceu e, a menos de 20 segundos para o fim, fez a última defesa salvadora e garantiu a vitória.

Após o jogo, Gadeia, da Copagril, lamentou o resultado, mas ressaltou a atuação da equipe. “A gente sabia que seria um jogo difícil, mas a equipe voltou a jogar bem. Mostramos garra, determinação, mas o resultado não veio”, disse o ala em entrevista à Rádio Difusora 970 AM.

Gazin vira e derrota o Minas em casa


De virada, o Gazin/Oi/Penalty (PR) derrotou o V&M Minas (MG) nesta segunda-feira (20/6), no ginásio Amário Vieira Costa, em Umuarama (PR), pela Liga Futsal 2011. O time paranaense perdia por 2 a 0, mas recuperou-se e venceu a partida por 4 a 3, subindo na tabela de classificação.

Com o resultado positivo, o Gazin ganhou uma posição e está em nono, com 28 pontos em 18 jogos. Já o Minas, com a derrota, permanece com 20 pontos em décimo sexto lugar, mantendo a última vaga para a próxima fase da competição.

Na próxima quarta-feira (22/6), os dois times atuam novamente pela Liga 2011. O Minas continua no Paraná para enfrentar o Diplomata/Muffatão/Cvel (PR) às 19h15, no ginásio Francisco Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR). Mais tarde, às 20h15, o Gazin recebe o São Caetano/Corinthians/Unip (SP), em Umuarama.
O jogo
O começo do jogo foi perfeito para o time mineiro, que marcou logo a 1min22, com Dieguinho. Atuando com velocidade, o time mineiro seguiu criando boas chances, e, aos 11min1, Alexandre recebeu passe e chutou bem para aumentar a vantagem.

No entanto, ao sofrer o segundo gol, o Gazin reagiu no jogo. A defesa organizou-se melhor, e o ataque passou a levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Bianchini. Nos cinco minutos finais, os paranaenses pressionaram e conseguiram a virada.

Aos 16min30, Renatinho chutou forte para diminuir, e, 29 segundos depois, Vinícius também finalizou com precisão para empatar. Empurrado pela torcida, o Gazin insistiu até virar o marcador, o que aconteceu aos 18min36, quando Vinícius fez boa jogada e encerrou o placar parcial.

No segundo tempo, o ímpeto ofensivo dos mineiros para empatar deixou a partida movimentada, pois, para reagir, o Gazin explorou os contra-ataques. O jogo ficou aberto até os 33min58, quando Dieguinho, do Minas, fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, os paranaenses fizeram o quarto gol aos 34min18, com Jaiminho.

Porém, o Minas não desistiu. Atuando com o goleiro-linha, o time minastenista pressionou muito, e, aos 37min49, diminuiu com um belo gol de Caio, que recebeu passe de Alexandre e acertou voleio para marcaro o terceiro do time mineiro. No entanto, a reação veio tarde, e a vitória ficou mesmo com o Gazin.

"Era o jogo que a gente estava devendo para a torcida. Fizemos partidas excelentes fora de casa, mas aqui não conseguíamos impor nosso estilo de toque de bola. Hoje conseguimos, apesar do início um pouco abaixo, mas o importante foi conquistar essa vitória importante”, disse Yuri em entrevista à Rádio Cultura 1420 AM.

Diante do Suzano, São José segue maratona de clássicos


Após o empate por 2 a 2 diante do São Caetano/Corinthians/Unip, na quinta-feira (16/6), o São José Futsal/Vale Sul Shopping terá outro clássico local pela frente. Nesta terça-feira (21/6), a equipe receberá o Suzano/Drummond/Penalty, às 20 horas, no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos (SP), pela primeira fase da Liga Futsal 2011.

As duas equipes estão separadas por apenas três pontos na classificação, com vantagem para os joseenses, que somam 24 pontos e ocupam a 11ª colocação na competição nacional. O clube de Suzano vem em 15º lugar e luta para se manter na zona de classificação para a próxima fase - os 16 primeiros avançarão no campeonato.

Para tentar o triunfo no clássico, no entanto, o Suzano não poderá contar com três jogadores importantes, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos: os alas Sacha e Léo Bomfim, além do pivô Indião, que divide a ponta da artilharia do clube na Liga Futsal 2011 com Chico Paulista, ambos acumulam oito gols cada.

No São José este será o segundo rival paulista seguido, mas a série de clássicos está longe de ser encerrada para o time de São José dos Campos. A equipe fará, ao todo, cinco partidas consecutivas contra adversários do estado de São Paulo.

Após o duelo diante do Suzano, o clube enfrentará, na sequência, Santos/Cortiana, SPFC/Marília/Construban e Intelli/Orlândia, sendo apenas o último longe de seu torcedor.

São Paulo enfrenta o Concórdia buscando primeira vitória fora


O SPFC/Marília/Construban busca nesta terça-feira (21/6) a reabilitação na Liga Futsal 2011. O time vem de um revés, em casa, frente ao Atlântico Apti Uri Erechim, no domingo (19/6), por 3 a 0, e quer voltar a vencer no campeonato. Para isto, a equipe terá uma difícil missão, fora de seus domínios, já que enfrenta o Concórdia/Umbro, às 20h15, no Centro de Eventos de Concórdia, interior catarinense.

A situação do clube de Santa Catarina é complicada. O time está fora da zona de classificação, com 17 pontos, ocupando o 20º lugar. Além disso, em sete partidas que realizou em casa obteve três vitórias, um empate e teve três derrotas.

Já o tricolor paulista está bem cotado para alcançar a classificação para a próxima fase. O clube tem 25 pontos, e está na nona posição. Porém, o time ainda não venceu nenhum jogo fora de seus domínios, tendo conquistado apenas três dos pontos acumulados, até o momento, atuando longe de Marília - foram três empates.

Para tentar quebrar este tabu, o técnico do São Paulo, Tuca, não poderá contar com o ala Cris, que estará suspenso por dois jogos, já que recebeu seu sexto cartão amarelo na partida anterior diante do Atlântico.

No Concórdia, o treinador Serginho Schiocheti, não tem problemas de ordem disciplinar para escalar sua equipe, que inicia uma sequência de três jogos em seus domínios e espera aproveitar o fator casa para tentar entrar no cobiçado G-16.

Contra ACBF, Londrinense faz último jogo em casa na fase


Colégio Londrinense e Carlos Barbosa se enfrentam nesta terça-feira (21/6), às 20 horas, no ginásio Moringão, em Londrina (PR). O confronto válido pela Liga Futsal 2011 colocará frente a frente equipes com objetivos distintos nesta reta final da primeira fase da competição nacional.

Os anfitriões, que ocupam o 13º lugar, com 22 pontos, precisam pontuar para seguir a caminhada em busca da consolidação de uma das vagas entre os 16 primeiros, que avançarão à próxima etapa da Liga.

Já o time laranja é o vice-líder, com 41 pontos e vaga assegurada na próxima fase. Os barbosenses, no entanto, seguem na perseguição ao primeiro colocado: Santos/Cortiana, que tem três pontos a mais e um jogo a menos realizado, até o momento.

A partida marca o inicio de uma sequência de três jogos fora de casa do Carlos Barbosa. Além do confronto em Londrina, o time encara o Concórdia/Umbro, no interior catarinense, e terá o clássico local diante do Atlântico Apti UriErechim, em Erechim (RS).

Para a partida, o treinador da ACBF, Paulo Mussalem não terá ninguém suspenso. Aliás, o time é o mais disciplinado da Liga Futsal 2011, até agora, tendo recebido 17 cartões amarelos, com média de uma advertência por jogo. Os gaúchos ainda não tiveram nenhum jogador expulso na competição.

Para o Colégio Londrinense o desfalque fica por conta do goleiro Adi, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não atuará diante do time serrano. Em contrapartida, o técnico Humberto Júnior terá o retorno dos alas Pitoko e Leandro, que cumpriram suspensão no duelo diante do Poker/PEC, no dia 12 de junho, quando a equipe foi superada, em casa, por 7 a 5.

Este será o último jogo do time de Londrina com o mando de quadra na primeira fase da Liga Futsal. Após esta partida a tabela reserva mais quatro confrontos, todos longe do seu torcedor: Macaé Sports, V&M Minas, Gazin/Oi/Penalty e Assoeva/Unisc/ALM, respectivamente.

Com novidade, Poker encara o Macaé


Às vésperas de completar 40 anos, em 31 de julho, o fixo Cupim agora é ex-atleta. Ele assume o cargo de supervisor do Poker/PEC, na partida contra o Macaé nesta terça-feira (21/6), às 20 horas, no Ginásio Benedito Zarur, em Rio da Ostras (RJ), pela Liga Futsal 2011.

O novo supervisor petropolitano revela que este já era o projeto para um futuro próximo. “A confiança é a base de tudo. Só aceitei o cargo porque sei que o grupo confia muito em mim. Vou aprender no dia a dia. Não sou perfeito e vou trocar experiências. Sou um cara que gosto de falar e que também sei ouvir. Já estou acostumado com pressão, pois minha vida inteira foi assim”, disse.

Na sexta-feira (17/6), a diretoria do clube havia anunciado a saída do técnico Sérgio Sapo. O preparador físico Bernardo Miloski e pelo supervisor Marcelo Olímpio (Biro), dirigiram a equipe interinamente diante da Hipper Freios/Unisul, naquela data, em que os fluminenses venceram por 6 a 5.

Os petropolitanos ocupam a sexta posição na classificação da Liga Futsal, com 29 pontos, diferente dos rivais desta terça-feira, que estão em 22º e penúltimo lugar, com apenas 12 pontos e apenas chances matemáticas de avançar para a próxima fase do campeonato nacional.

Os macaenses não poderão contar com o fixo Bruno Ciro, que está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

Trajetória
Cupim chegou ao Poker/PEC em agosto de 2007, depois de ter atuado durante 17 anos na Europa, com certo destaque. Seu último clube antes da transferência para Petrópolis foi o espanhol CAD Loureiro. Nestes quatro anos no clube serrano, viveu várias situações: ganhou e perdeu títulos, viu mudanças de treinadores, mas nunca perdeu a confiança de ninguém.

“Sempre procuro acertar, mas erro também. Ainda tenho que aprender nesta função. Mas o fato de ter a confiança de todo o grupo me deixa bastante confiante. Assim como dentro de quadra, não vou fugir das jogadas divididas. Defendo o Poker/PEC até o fim. Eu sou do diálogo, sou um cara aberto, mas gosto das coisas corretas. Sei que vai dar certo e vou trabalhar muito pra isso”, destacou.

A diretoria do Poker/PEC ainda não anunciou o nome do seu novo comandante técnico.

SCaetano/Corinthians/Unip anuncia contratação de Lukaian


O São Caetano/Corinthians/Unip anunciou nesta segunda-feira (20/6) a contratação do pivô Lukaian. O jogador, de 26 anos, retorna ao Brasil após dois anos no futsal russo, onde defendeu as cores do Gazprom/Ugra.

Lukaian chega para a disputa da Liga Futsal, porém, o atleta só terá condição de atuar após sua regularização. O jogador quer o bicampeonato da competição, já que foi campeão da Liga em 2003, quando atuava pela Ulbra. Ele acumula passagens também pelo MRA Navarra, da Espanha, e pela Krona/Joinville/DalPonte.

Natural de São Paulo, o pivô tem 43 jogos pela Seleção Brasileira de Futsal, com 43 gols anotados pela equipe hexacampeã mundial. Lukaian conquistou títulos importantes defendendo o Brasil, como o Grand Prix e os Jogos da Lusofonia. Ele, inclusive, esteve no elenco do Brasil que conquistou o título do Torneio da China, em Hangzhou, no início deste mês, na Ásia.

“Estou muito feliz em defender as cores do Corinthians por que é um grande time e tem um excelente técnico. Espero ter sucesso nesta nova etapa e conquistar títulos pelo clube”, declarou o novo reforço alvinegro fazendo referência ao treinador PC de Oliveira.

Lukaian iniciou os treinamentos no novo clube nesta segunda-feira (20/6), no Parque São Jorge.

O São Caetano/Corinthians/Unip joga logo mais, às 19h15, em Marechal Cândido Rondon (PR), diante da Copagril/Faville/DalPonte, em um confronto que marca a reedição da semifinal da Liga Futsal do ano passado, em que os paranaenses levaram a melhor, com um gols nos segundos finais em pleno Parque São Jorge.

Em Anápolis, Krona tenta estabelecer sequência de vitórias


Embalada pela vitória no clássico diante do Florianópolis Futsal, por 3 a 2, conquistada na última quinta-feira (16/6), na capital do estado, a equipe da Krona/Joinville/Dalponte sai para três compromissos pela Liga Futsal 2011. A maratona de jogos começa nesta terça-feira (21/6), em Anápolis (GO), onde enfrenta o Anápolis Futsal/SuperBolla, às 20h10, no ginásio Newton de Faria.

Na luta pela classificação antecipada, o time joinvilense ocupa o 12° lugar na tabela de classificação da Liga, com 23 pontos. Para avançar à próxima fase, a Krona precisa de duas vitórias em seis jogos, de acordo com os cálculos da comissão técnica. “O importante é que estamos em evolução. Precisamos das vitórias para garantir a classificação antecipada, e este será o principal objetivo nos jogos fora de casa”, revelou o técnico Paulo Cardoso.

Já o Anápolis inicia a série de confrontos que encerrará sua participação no campeonato. Com apenas dois pontos, ocupando a 23ª e última posição da Liga Futsal, os anapolinos terão quatro partidas em seus domínios para finalizar a campanha na competição. Além da Krona, o Anápolis enfrentará, respectivamente, Poker/PEC, Praia/Pepsi/Velox e Macaé Sports.

Para o clube do interior catarinense, além do jogo em Goiás, a equipe joga em Uberlândia (MG), diante do Praia Clube, na quinta-feira (23/6), encerra a série de partidas sem o mando de quadra contra o Peixe/Mazza, no ginásio do Sobradinho, do Distrito Federal.

No confronto em Anápolis, o treinador da Krona, Paulinho Cardoso não poderá contar com o ala Guina, autor de quatro tentos no campeonato e que está fora pelo acúmulo de cartões amarelos. Os anfitriões não terão desfalques por conta de suspensões.

Já classificado, Santos recebe Floripa


Líder, invicto e já classificado para a próxima fase, o Santos/Cortiana (SP) tem mais um compromisso pela Liga Futsa 2011 nesta terça-feira (21/6). Às 20 horas, o time alvinegro recebe o Florianópolis Futsal (SC) na Arena Santos, no litoral paulista pensando em manter a boa fase na competição.

Em 16 jogos, o Santos soma 44 pontos, conquistados em 14 vitórias e dois empates e lidera a competição desde a segunda rodada. A vantagem santista para o Florianópolis, décimo sétimo colocado e primeira equipe fora da zona de classificação, é de 24 pontos, o que deixa o clube paulista com a classificação garantida mesmo com seis partidas a realizar.

Por causa da boa vantagem e da maratona de jogos, o técnico do time, Fernando Ferreti, pensa em descansar alguns atletas. “Estamos enfrentando uma maratona de jogos e como estamos em boa situação na Liga Nacional, podemos poupar alguns atletas. Analisaremos cada situação nos treinos antes do confronto para definirmos a equipe, que está bastante desgastada”, disse ele, em entrevista ao site oficial do Santos.

Contra o Floripa, o Santos completará uma sequência de cinco jogos em oito dias. Foram duas partidas pelo Campeonato Paulista (derrota para a AABB por 5 a 2 e vitória sobre a Intelli/Orlândia por 5 a 4) e dois jogos pela Liga 2011 (vitórias por 6 a 2 sobre o Concórdia/Umbro (SC) e 2 a 1 sobre o V&M Minas por 2 a 1).

No Florianópolis, a briga é para voltar à zona de classificação. Empatado em número de pontos (20) com o Minas, décimo sexto colocado e último na zona de classificação, os catarinenses precisam vencer para entrar de novo no grupo.

No entanto, o time terá que quebrar uma sequência de quatro derrotas consecutivas na Liga 2011. A última delas foi na quinta-feira (16/6), quando perdeu para a Krona/Joinville/Dalponte (SC) por 3 a 2. Além disso, o time catarinense não poderá contar com o fixo Antônio e o pivô Erversón, que estão suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo.

Unisul e Assoeva fazem confronto direto pela classificação


Hipper Freios/Unisul (SC) e Assoeva/Unisc/ALM (RS) têm confronto decisivo neste terça-feira (21/6), às 20h15, no ginásio Salgadão, em Tubarão (SC), pela Liga Futsal 2011. Separados por três pontos, os dois times brigam pela classificação à próxima fase e querem a vitória para ficar mais perto da vaga e, de quebra, deixar o rival em situação complicada.

As duas equipes já fizeram 17 partidas e ainda tem cinco para realizar na primeira fase. Com 21 pontos e sete vitórias, a Assoeva está no décimo quarto lugar na tabela, dentro da zona de classificação, mas com apenas um ponto de vantagem sobre o décimo primeiro colocado, primeira equipe fora do G-16. Já a Unisul tem 18 pontos e seis vitórias e ocupa o décimo nono lugar.

Jogando em casa, o time catarinense sabe da importância de vencer a Assoeva. “É jogo de seis pontos e vamos ter que nos superar ainda mais”, disse o técnico Jarico, que tem à disposição todos os jogadores para a partida. O pivô Athiê e o ala Jonas, que eram dúvidas, treinaram nesta segunda-feira (20/6) e podem jogar.

O ala Pablo, de 32 anos, é um dos mais experientes do grupo. Bicampeão da Liga em 2001 e 2004 com o Carlos Barbosa, ele está confiante para os jogos contra a Assoeva. “Claro que temos que pensar jogo a jogo, mas o único resultado é a vitória. Tenho certeza que a torcida vai nos ajudar”, afirmou o jogador, artilheiro da competição em 2004.

Na Assoeva, a expectativa é que a goleada sofrida no último sábado (18/6) por 7 a 0 para o Carlos Barbosa (RS) não afete a equipe, que vem de duas derrotas consecutivas.

Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
imprensa@ligafutsal.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431

Nenhum comentário:

Postar um comentário