NOTICIAS DE ESPORTES OLÍMPICOS E DAS CIDADE DE COTIA SÃO ROQUE VARGEM GRANDE PAULISTA
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Brasil participa de evento-teste para o Pan
Pentatletas brasileiros estarão em competição que usará instalações construídas para as provas da modalidade em Guadalajara
A menos de quatro meses para o início dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Guadalajara já recebe diversos eventos esportivos que estão sendo usados como preparação para a competição continental. Na próxima semana, de 23 a 26 de junho, é a vez Campeonato Norceca de Pentatlo Moderno chegar à cidade mexicana para que sejam verificadas as condições do Clube Hípica e do Centro Aquático Scotiabank, arenas da modalidade para o Pan.
A competição é oficial para os países da América do Norte e Central e do Caribe. Como é preparatória para os Jogos de outubro, é aberta para atletas da América do Sul. O Brasil estará representado por William Muinhos e Danilo Fagundes.
“A disputa é Open para a América do Sul, justamente por ser o evento-teste do Pan. Pelos critérios da União Internacional de Pentatlo Moderno, os pontos para o ranking só devem valer para os atletas dos países da Norceca. Por exemplo, se um brasileiro for o terceiro não recebe os pontos para o ranking. Quem fica com eles é o atleta da Norceca em seguida, e assim por diante. O brasileiro ficaria com a medalha de bronze do Norceca Open”, explica Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
Depois do Campeonato Sul-Americano, que aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro, o Norceca é mais um torneio continental da modalidade que acontece antes do Pan, o mais importante deles.
Na capital fluminense, os brasileiros que estarão no México na próxima semana passaram por grandes disputas com os argentinos, os chilenos, os equatorianos, os venezuelanos e os panamenhos.
O Brasil saiu imbatível da competição da Cidade Maravilhosa, conquistando 18 das 24 medalhas disputadas individualmente. A torcida da família e dos amigos fizeram bem aos pentatletas canarinhos.
William Muinhos foi campeão jovem A e medalha de prata júnior. Ele ainda participou ainda da seletiva do Pentatlo Moderno para Guadalajara, ficando com o quarto lugar geral no masculino do Sul-Americano e o terceiro na seletiva brasileira.
“Poder participar de um evento que vai testar as instalações para o Pan é uma honra. Já tive tempo de repor as energias para uma competição forte e me manter psicologicamente preparado para obter bons resultados”, revela Muinhos.
O atleta completa 18 anos em agosto foi revelado no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos atletas na modalidade. Pelo resultado no Sul-Americano, William será o atleta reserva de Luis Magno e Wagner Romão, que conquistaram as vagas brasileiras para o Pan. Os dois integram a equipe da Comissão de Desportos do Exército no Rio (CDE-RJ).
No feminino, o Brasil terá em Guadalajara o principal nome do país no Pentatlo Moderno, a pernambucana Yane Marques, e sua conterrânea Priscila Oliveira. A reserva da equipe é a paraibana Larissa Lellys. As três fazem parte do centro de treinamento que a CBPM mantém em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e também integram a CDE-RJ.
Nível elevado não assusta
Ao lado de William Muinhos no Campeonato Norceca estará Danilo Fagundes, também descoberta do PentaJovem-RJ. O atleta de 23 anos, não se intimida pelo elevado nível que a competição terá. Muito pelo contrário.
“Eu sempre espero que o nível seja forte, pois só assim saberei minhas reais condições, além de ser mais convidativo competir assim”, destaca Fagundes.
Além de participar da competição, William e Danilo têm a relevante missão de registrar, no México, todos os detalhes das instalações e equipamentos para a orientação do treinamento dos atletas classificados para o Pan. Eles permaneceram no Brasil, dedicados à última fase da preparação para os Jogos Mundiais Militares, que acontecem no início de julho, no Rio.
“A ida de William e Danilo agora para Guadalajara também é, sem dúvidas, uma oportunidade ímpar para o Pentatlo Moderno brasileiro, pois estaremos no palco esportivo mais importante das Américas. Com certeza, a experiência vai acrescentar muito para eles enquanto atletas”, defende Fábio Corrêa, coordenador-técnico do PentaJovem-RJ.
Mais informações:
APAR COMUNICAÇÃO
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Ana Paula Domingues - (21) 9698-9708
Raimundo Aquino - (21) 9245-8696
aparcomunica@gmail.com
www.pentatlo.org.br
Twitter: @Pentatlo
Facebook: Pentatlo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário