GILBERTOESPORTE

sexta-feira, 27 de maio de 2011

STJD julgará casos de indisciplina da Liga Futsal

STJD julgará casos de indisciplina da Liga Futsal


A Liga Futsal 2011 segue em ritmo acelerado. A primeira fase da maior liga de futsal do mundo deverá ser encerrada no dia 6 de julho, após a realização de 253 partidas. Enquanto isso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBFS trabalha para julgar as ocorrências disciplinares decorrentes da competição.

O presidente do STJD, Francisco Carlos Tolstoi Silveira de Alfeu, fez questão de ressaltar que o STJD se estruturou para atender à demanda gerada pela Liga Futsal, que tem decorridos 74 dias desde seu início, com 159 jogos e 52 cartões vermelhos ? média de 0,33 expulsões por partida, até o momento. ?Foi montada toda uma estrutura para atender a demanda deste tipo de competição?, destacou o jurista.

Confira abaixo a entrevista do presidente do STJD da CBFS, Francisco Carlos Tolstoi Silveira de Alfeu:

Como o STJD se estruturou para julgar a demanda gerada pela Liga Futsal? 
Antigamente, como ninguém julgava as ocorrências geradas pela Liga Futsal, foi montada toda uma estrutura para atender a demanda deste tipo de competição. O primeiro passo foi a criação de duas comissões disciplinares, que são os órgãos que julgam em primeira instância. A par disto, nós temos uma equipe com procuradores e advogados de ofício, que fazem, respectivamente, a parte da denúncia e a defesa dos denunciados.

Como o senhor avalia essa mudança gerada pelo novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que desde o ano passado determina o fim das medidas disciplinares automáticas, como ocorria, até então na Liga Futsal, para que as comissões disciplinares passassem a avaliar as ocorrências de ordem disciplinar?
É um avanço o que dispõe o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e, na prática, funcionará da seguinte maneira: suponhamos que um jogador ?A? tenha sido expulso em duas ocasiões. Ele cumprirá suspensão por uma partida, por força do regulamento, e na segunda expulsão ele terá de cumprir duas partidas, por conta do mesmo regulamento. Se no primeiro julgamento ele for apenado em duas partidas e no segundo julgamento ele for punido em quatro partidas, serão deduzidas as três que ele já cumpriu em decorrência dos dispositivos do regulamento.

Quando teremos os primeiros resultados divulgados? 
Creio que em meados da próxima semana já tenhamos o conhecimento dos resultados dos primeiros julgamentos. O grande problema é que a competição tem uma marcha muito célere, e a demanda de expulsões é muito grande. Para tudo isto ser equacionado é necessário que haja tempo, até que a engrenagem pegue o ritmo da competição, já que além da Liga Futsal, temos também a obrigação de julgar os casos da Liga Futsal Feminina e dos demais campeonatos organizados pela CBFS, que por ventura venham a ser realizados.

Estamos nos esforçando para julgar determinado tipo de competição, que não julgávamos, até então. Como tal, a coisa demanda um certo tempo para que engrene e flua com naturalidade, mas logo, no mais tardar na próxima semana devemos ter os primeiros resultados de julgamentos.

Como o senhor avalia as ocorrências disciplinares da Liga Futsal 2011, até o momento? 
Não podemos deixar de lado o fato de o futsal ser um esporte em que o espaço é muito curto, diminuto, e, naturalmente, os choques e as jogadas de força tendem a ocorrer com maior frequência, porém não devemos deixar de dizer, que, em se tratando de Liga Futsal, temos a elite dos atletas, de arbitragem, de auxiliares de cronometragem e etc, então, por este lado, nós analisamos que deve haver um contrapeso às constantes expulsões.

Pelo que eu tenho visto até agora, a coisa tem se comportado dentro da normalidade, não tivemos ainda uma ocorrência de muita gravidade. São ações corriqueiras, que vem acontecendo e acontecem em qualquer competição salonista.


Suzano busca empate no final diante do Col. Londrinense


Suzano/Drummond/Penalty e Col. Londrinense/Sercomtel empataram por 3 a 3, em partida ocorrida na noite desta quinta-feira (26/5), no ginásio Roberto David, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo (SP). Com o resultado deste confronto bastante movimentado, cada time somou um ponto. O Suzano foi a 18 pontos, ficando em décimo terceiro, enquanto os londrinenses chegaram aos 19 pontos, uma posição à frente do adversário.

No primeiro tempo os times se equalizaram em quadra. O Suzano, como atuava em casa, buscou mais o ataque, principalmente com Leo Bomfim, mas a equipe do Colégio Londrinense não se defendia, apenas. O time paranaense saia em busca do ataque com velocidade e criava também boas oportunidades para marcar.

Em uma dessas escapadas ao ataque o clube de Londrina chegou ao seu gol, anotado em finalização de Diego, aos 12 minutos de jogo. Mesmo sofrendo o gol em seu domínio, a equipe do Suzano não se abalou e continuou atacando até chegar à igualdade pouco tempo depois, em chute de Sacha.

Até o final da primeira etapa o jogo foi muito aberto. As chances continuaram surgindo para os dois lados, mas quem acabou chegando ao segundo tento por meio de Diego. Nos minutos finais do período o time de Londrina segurou a vantagem. O artilheiro da noite, Diego, falou sobre a etapa inicial.

“O Suzano é muito experiente, com jogadores consagrados. Temos que anotar os gols nas chances que tivermos e tomar cuidado com o time deles que é muito forte, principalmente na marcação sob pressão”, disse em entrevista à Rádio Brasil Sul, na saída para o intervalo o ala Diego, do Col. Londrinense.

Já Chico Paulista, atleta do Suzano/Drummond, disse que o time cometeu erros pontuais na primeira parte do jogo. “Erramos muitos passes, diante de uma equipe rápida. Esse foi o maior erro hoje, pois atacamos mal e cedemos contra golpes. Se conseguirmos corrigir isso, certamente poderemos sair com a vitória”, disse o atleta em entrevista à mesma emissora.

O time paulista voltou bem no segundo tempo e chegou ao empate em chute de Daniel Sakai, aos 27 minutos de partida. O Col. Londrinense não se abalou e mais uma vez foi à frente no placar em finalização de Alemão. Na pressão, o Suzano foi ao ataque e empatou com Waguinho, aos 36 minutos, encerrando a contagem. 


A Hipper Freios chega ao G-16 com mais um triunfo


A equipe da Hipper Freios/Unisul conquistou boa vitória diante do AnápolisFutsal/SupperBolla por 3 a 1, em confronto realizado na noite desta quinta-feira (26/5), no ginásio Salgadão, em Tubarão (SC). Com o resultado os catarinenses somaram mais três pontos, continuando com sua recuperação, chegando aos 18 pontos e ficando na décima terceira colocação, ao lado de Suzano e de Gazin. Os goianos se mantiveram com dois pontos, na vigésima terceira posição.

Logo nos minutos iniciais a equipe anapolina deu mostras que tentaria não perder os contra ataques. Em uma das chances que surgiram, a defesa do Hipper Freios/Unisul não conseguiu o corte e Pitica apareceu livre para finalizar bem e anotar o primeiro tento do time visitante na partida.

O time da casa continuou no ataque mesmo depois de sofrer o primeiro gol. Maicky, com toda sua experiência, recebeu excelente passe no ataque, tirou o goleiro Tom que saiu tentando a intervenção com um corte seco e bateu para o fundo das redes para empatar.

O gol animou a Unisul, que logo conseguiu a virada. O Anápolis chegou ao ataque, mas Gustavo roubou a bola e saiu em velocidade ao ataque. Ele tabelou com Ariel e recebeu na frente, de onde bateu para o gol. A bola desviou na perna de Pitica e enganou o goleiro Tom, que não conseguiu a defesa.

Na saída para o intervalo, Murilo, da Hipper Freios/Unisul, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo time de Tubarão na etapa inicial de partida. “Não é por estar em último que o time do Anápolis é ruim. Eles deram muito trabalho para nós e temos que tomar muito cuidado, pois o time deles é rápido. Temos que melhorar a nossa conclusão”, disse, em entrevista à Rádio Santa Catarina.

No segundo tempo o time catarinense voltou bem e logo anotou seu terceiro tento no jogo. Em cobrança de falta ensaiada por parte da Unisul, a bola chegou aos pés de Gustavo que bateu bem, marcando seu segundo tento na partida. Até o final os goianos tentaram a reação, mas pararam na defesa catarinense.

“Estou buscando fazer o trabalho dentro da cidade. Estão começando e o time fica nervoso. Estamos utilizando um linha-goleiro com o Tom para podermos atenuar nossas dificuldades técnicas. Ainda estamos aprendendo e vamos dar trabalho no futuro. Essa é minha palavra”, avisou Zego, técnico do Anápolis, também à Rádio Santa Catarina.


Assoeva vai a Concórdia e sai com os três pontos


A Assoeva/Unisc/ALM conquistou boa vitória ao bater o time do Concórdia/Umbro pelo placar de 4 a 1, em confronto disputado no Centro Municipal de Eventos, em Concórdia (SC). Com o resultado da partida disputada na noite desta quinta-feira (26/5), os gaúchos chegaram aos 18 pontos, ficando na décima terceira colocação ao lado da Unisul, Gazin e Suzano. Os catarinenses se mantiveram na décima nona colocação, com catorze pontos.

Quem abriu o placar logo aos quatro minutos foi a Assoeva, em finalização de Éverton, mas o Concórdia empatou pouco depois. Em jogada individual de pivô, Dilvo avançou sobre o marcador, driblou para um lado e para o outro e bateu muito forte, sem chances de defesa para o goleiro Thiago, que se esticou, mas não pode alcançar.

O Concórdia se manteve no ataque, mas em um contra golpe rápido o clube gaúcho chegou ao segundo gol, em arremate de Zezinho, aos 12 minutos de jogo. Até o final do primeiro tempo o time da casa se manteve no ataque, mas acabou esbarrando na defesa da Assoeva, que se postou bem e segurou o resultado.

“Nossa marcação está atrasada. Temos que acertar essa pegada, encaixando os passes para conseguir o resultado positivo no segundo tempo”, disse o técnico do Concórdia/Umbro, Serginho Schiochet, na saída para o intervalo, em entrevista a Rádio Rural.

No segundo tempo o time de Concórdia foi para o ataque, mas acabou errando em uma das saídas de bola. Luciano, pivô da Assoeva, roubou a bola no meio de quadra e, do mesmo local, observou que o time catarinense estava com o goleiro-linha em quadra, batendo de longe para ampliar a vantagem.

O time gaúcho se manteve no ataque e conseguiu chegar ao ataque quando Marcos Adriano roubou a bola e bateu mais uma vez para marcar o quarto, encerrando o placar do confronto na cidade de Concórdia. 


Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
imprensa@ligafutsal.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário