Brasil e Ucrânia abrem Desafio Internacional neste domingo
São Bernardo do Campo (SP) - Brasil e Ucrânia abrirão neste domingo (1º/5) a série de dois jogos que compõem o Desafio Internacional de Futsal. O primeiro con fronto ocorre no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), às 10 horas, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.
Este será o 13º confronto entre as duas equipes. O retrospecto aponta nove vitórias brasileiras, dois empates e um triunfo para os ucranianos, que o técnico Gennadii Lysenchuk espera repetir. ?Vamos tentar ganhar pelo menos um jogo do Brasil?, revelou o treinador, que conta com seis jogadores que participaram da campanha na última Copa do Mundo de Futsal da Fifa, em 2008, quando o time ficou em oitavo lugar.
O técnico do Brasil, Marcos Sorato, inclusive fez questão de ressaltar a força do adversário. ?Será um jogo diferente do que tivemos contra o Uruguai, por exemplo. Além da técnica teremos que correr muito, já que os ucranianos estão entre os dez melhores do mundo e trouxe muitos atletas que participaram do último mundial?, disse fazendo referência aos confrontos realizados no início de abril, em São Carlos (SP).
Dos 13 convocados apenas quatro: Falcão, Simi, Valdin e Neto acumulam mais de quinze partidas pela Seleção Brasileira. A média de idade do grupo é inferior a 27 anos. Sorato destacou que será uma oportunidade ímpar para observar. ?Temos alguns atletas com pouca experiência internacional e este confronto será importante para estes jogadores. Estamos testando os jovens e analisando quem responde melhor. Para eles é algo novo e será bom vê-los atuando diante de um adversário deste porte?, disse.
Para a Ucrânia, a vitória da Rússia sobre o Brasil, conquistada em janeiro, em território russo, por 3 a 1, servirá como inspiração para que eles repitam o feito obtido em 15 de dezembro de 1998, quando obtiveram a primeira e única vitória sobre os brasileiros (1 a 0, em Vitória (ES). "Nos espelhamos no jogo da Rússia para tentar, pelo menos, uma vitória sobre os campeões mundiais", comentou Lysenchuk.
Experiente, quarteto é espelho para os mais novos
São Bernardo do Campo (SP) - A Seleção Brasileira de Futsal passa por uma renovação dentro de quadra. Dos 13 convocados, nove tem menos de 15 partidas com a camisa verde e amarela. Porém, no meio de tanta juventude, quatro jogadores destacam-se justamente pelo contrário: a experiência e a liderança que carregam.
O ala/pivô Simi, do São Caetano/Corinthians/Unip (SP), o fixo Neto e os alas Falcão e Valdin, do Santos/Cortiana (SP), são os mais experientes do elenco da Seleção Brasileira, que enfrenta a Ucrânia no Desafio Internacional de Futsal. O primeiro confronto é neste domingo (1/5), às 10 horas, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Na terça-feira (3/5), os times encontram-se na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG), às 20h30.
?É legal, mas você acaba percebendo que está ficando velho?, brincou Simi, falando sobre o fato de ser um dos mais experientes do grupo. Brincadeiras à parte, ele se mostra contente por passar um pouco do que vivenciou aos atletas que estão chegando agora. ?É bom ser um espelho para os mais novos, saber que eles te têm como referência?, afirmou.
Simi estreou na Seleção em 1998 e possui 87 jogos com 54 gols marcados. Valdin já atuou 92 duas vezes e anotou 88 tentos. Neto, por sua vez, já vestiu a camisa verde e amarela em 108 oportunidades, anotando 48 gols. Já Falcão, o mais experiente dos quatro, tem 237 partidas pelo Brasil com 302 tentos.
Sobre a mescla entre experiência e juventude, Simi aprova e acredita que é o caminho certo. ?É um processo natural. Do mesmo jeito que eu já fui novo na Seleção e me ajudaram, hoje sou eu que estou há mais tempo e dou uma força para os meninos?, afirmou ele.
Comissão técnica da Seleção comanda clínica em SBC
São Bernardo do Campo (SP) - Uma festa tomou conta do ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), na manhã deste sábado (30/4). Cem crianças do projeto Segundo Tempo, uma parceria entre o governo federal e a prefeitura da cidade, aprenderam um pouco mais sobre o futsal com integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira de Futsal.
Comandaram a clínica o auxiliar técnico Vander Iacovino, o preparador físico João Carlos Romano, o preparador de goleiros Carlos Frederico, o Frede, e o médico Mauro Fuziki. Durante uma hora, as crianças e os adolescentes, com idades entre 8 e 16 anos, tiveram uma aula divertida sobre a modalidade e colocaram em prática o que aprenderam.
?Foi muito legal. Conheci o pessoal da Seleção e ainda joguei bola?, disse Adriano Batista, de nove anos. ?É uma chance única para mim. Adoro futsal e queria ser um jogador profissional igual o Falcão?, confessou Lucas Borges, de 13.
A experiência não foi gratificante apenas para as crianças e adolescentes que participaram da clínica. Para Frede, trabalhar com crianças é sempre uma felicidade. ?Eu sou suspeito para falar, pois eu adoro crianças. Elas são alegres e mostram uma felicidade muito grande por participar da clínica?, explicou.
Segundo o preparador de goleiros, a realização da clínica cumpre um papel social. ?É sempre importante mostrar o esporte para as crianças. Esse contato dá a elas uma oportunidade de vivenciar esse ambiente de Seleção Brasileira que elas só conhecem pela TV?, resumiu.
Treino em SBC encerra preparação para primeiro jogo
São Bernardo do Campo (SP) - O Brasil finalizou na manhã deste sábado (30/4) sua preparação para enfrentar a Ucrânia, no jogo que marca a abertura do Desafio Internacional de Futsal entre os dois países. Serão dois jogos, o primeiro ocorre neste domingo (1º/5), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), às 10 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.
O time foi à quadra do local do confronto para trabalhar aspectos táticos, fechando a programação de treinamentos para os duelos contra os ucranianos – além do jogo no ABC Paulista, haverá outro duelo em Uberlândia (MG), na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), na terça-feira (3/5), às 20h30.
Foram seis sessões de treinamento para os duelos diante dos europeus. “A equipe chega com um bom nível para enfrentar a Ucrânia. O entrosamento ainda não é o ideal, mas temos aqui jogadores de muita qualidade e isto faz diferença”, destacou o fixo Gadeia, que tem duas participações pela Seleção Brasileira de Futsal.
Gadeia, que foi convocado pela primeira vez em novembro do ano passado, para amistosos diante da Hungria, comemora mais uma chance de defender a equipe hexacampeã mundial. “Consegui me manter bem no meu clube e agora quero mostrar um bom futsal aqui na seleção. Quero buscar meu espaço aqui dentro para ser chamado mais vezes”, disse o jogador da Copagril/Faville/DalPonte.
Ucrânia
A Ucrânia também encerrou sua preparação para enfrentar os brasileiros. Logo após o treino do time verde-amarelo, os europeus estiveram na quadra do ginásio Adib Moyses Dib fechando as atividades que precedem o confronto que abre a série de dois amistosos.
O experiente técnico Gennadii Lisenchuk também optou por trabalhar aspectos táticos para tentar surpreender os hexacampeões mundiais.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprens a da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário