GILBERTOESPORTE

sábado, 30 de abril de 2011

As Confederações Vinculadas e Reconhecidas são as responsáveis por esportes que não participam dos Jogos Olímpicos:

Confederações Vinculadas:

Confederação Brasileira de Automobilismo
HISTÓRICO
NÃO TRAZ ESSA INFORMAÇÃO



Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol

Há mais de 20 anos, a CBBS divulga os esportes e amplia o seu número de praticantes de basebol e softbol no Brasil. A sede fica em São Paulo (SP). Atualmente, o país conta com mais de 30 mil praticantes, 120 times em todo o território nacional e aproximadamente 55 campeonatos nacionais e internacionais por ano.


Confederação Brasileira de Boliche

A Confederação Brasileira de Boliche foi fundada em 1º de dezembro de 1993 após se desmembrar da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres. É uma sociedade civil de caráter desportivo sem fins lucrativos.


Confederação Brasileira de Caça e Tiro

HISTÓRICO
ESSA CONFEDERAÇÃO NÃO TRAZ HISTÓRICO



Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação

O primeiro Campeonato Brasileiro de Musculação ocorreu em 1947, 16 anos antes da fundação da Confederação Brasileira de Culturismo, em 1963. A entidade foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) em 1976. Em 1990, sua denominação foi alterada para Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação (CBC-M), para incentivar a prática de musculação com peso. Atualmente, 24 federações são filiadas à CBC-M, com 2.700 atletas que participam de competições e um total de 18 mil culturistas.



Confederação Brasileira de Desporto Universitário

Fundada em 9 de agosto de 1939, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) só foi oficializada dois anos depois pelo presidente Getúlio Vargas. Em 29 de abril de 1998, a CBDU foi confirmada como Entidade de Administração do Desporto Universitário Brasileiro, com poderes e direitos equivalentes às demais entidades de administração do desporto.

O objetivo da CBDU é estruturar o desporto para os estudantes universitários e sensibilizar as autoridades do ensino superior brasileiro para o desenvolvimento e melhoria da prática esportiva nas instituições de ensino. A filosofia da CBDU está baseada nas noções de amizade, fraternidade, perseverança, integridade, cooperação, esforço e esporte limpo. A intenção é estimular os jovens a conquistar êxito na vida acadêmica e na carreira esportiva.

Dentro deste espírito, a CBDU organiza grandes competições nacionais e representa o Brasil nos campeonatos internacionais universitários da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), da qual é fundadora.



Confederação Brasileira de Desportos Terrestres

HITÓRICO
ESSA CONFEDERAÇÃO NÃO TRAZ SEU HISTÓRICO



Confederação Brasileira de Futebol de Salão

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) surgiu em 15 de junho de 1979, quando o esporte desvinculou-se da Confederação Brasileira de Desportos. A entidade conta atualmente com 27 Federações Estaduais filiadas, congregando cerca de 3.500 clubes e associações. Aproximadamente 315 mil atletas inscritos e registrados.



Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação

HISTÓRICO
ESSA CONFEDERAÇÃO NÃO TRAZ SEU HISTÓRICO



Confederação Brasileira de Karate

Em 11 de setembro de 1987, os presidentes das federações estaduais de karate filiadas ao departamento de karate da Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP) se reuniram em uma Assembléia Geral com o presidente da CBP e elegeram a primeira diretoria da Confederação Brasileira de Karate. Nascia assim a entidade nacional de administração da modalidade, filiada à Federação Mundial de Karate e vinculada ao COB. Atualmente o esporte é praticado em academias particulares, clubes e escolas, em aproximadamente 3 mil locais.



Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu

A Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu (CBKW) foi fundada em 1992 e, atualmente, conta com 22 estados filiados. A CBKW organiza cursos de aprimoramento técnico, intercâmbios e o Campeonato Nacional, com uma média de 650 participantes. Além disso, forma a equipe oficial que representa o Brasil em Campeonatos Sul-americanos, Pan-americanos e mundiais. A entidade é fundadora da Federação Internacional de Wushu (IWUF) e da Federação Pan-americana de Wushu.



Confederação Brasileira de Motociclismo

A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) foi fundada em 11 de março de 1948 por Rodolfo Schmidt e Raul Brandão. Antes disso, já ocorriam no Brasil algumas competições de motociclismo sem a chancela de uma entidade que coordenasse o esporte no país. Essas competições eram inspiradas nas que já existiam na Europa. Com o surgimento da CBM e a sua filiação à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) um ano depois da sua fundação, todo o esporte passou a ser gerido pela entidade.



Confederação Brasileira de Orientação

O esporte orientação começou a ser praticado no Brasil em 1970 no meio militar. Mas somente em 1991 foi fundada a primeira entidade de prática, o Clube de Orientação de Santa Maria.

Em 2 de maio de 1992, na cidade de Santa Maria (RS), foi realizada a primeira competição oficial de orientação organizada por um clube brasileiro, o "I Campeonato Gaúcho de Orientação", que contou com a participação de 275 atletas.

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO) foi fundada em 11 de janeiro de 1999 na cidade de Guarapuava, no Paraná, passando a ser integrante da Federação Internacional de Orientação no mesmo ano.

Em 20 de Dezembro de 2000, a Assembléia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação à Confederação Brasileira de Orientação.

A CBO é hoje uma entidade profissional com Quadro de Técnicos filiados ao Cref (Conselho Regional de Educação Física), Quadro de Mapeadores e Árbitros habilitados por processo formativo e Comissão Científica constituída por doutores e mestres.



Confederação Brasileira de Pára-quedismo

O pára-quedismo no Brasil começa oficialmente em 1931, graças ao trabalho de Charles Astor, que formou muitos alunos pelo país. Com o tempo, a elevação do número de praticantes e de clubes voltados para a modalidade, as federações estaduais e a União Brasileira de Pára-quedismo foram fundadas. Em 1975, a União muda seu nome para Confederação Brasileira de Pára-quedismo e, atualmente, com 18 federações estaduais filiadas.



Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos

A Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos é responsável pela direção de toda a pesca e mergulho amador do Brasil, a partir de terra firme ou com uso de embarcações em rios, lagos, águas costeiras ou oceânicas. O Brasil, representado pela CBPDS, é pentacampeão mundial de pesca e vice-campeão pan-americano de caça submarina.

Em outubro de 2007, o Brasil se tornou o primeiro país do continente americano a sediar o Campeonato Mundial de Pesca, realizado em Vitória, Espírito Santo. A entidade é responsável também pela formação e registro de mergulhadores amadores e respectivos instrutores no Brasil, com títulos internacionalmente reconhecidos.



Confederação Brasileira de Squash

A Confederação Brasileira de Squash foi oficialmente fundada no dia 21 de junho de 1991 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com apoio do então presidente, André Gustavo Richer, e do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres (CBDT), Aloisio Amorim.

Após a regularização das federações estaduais, a CBS teve sua primeira eleição para presidente em 1994, e Fernando Mont'alvenre assumiu o cargo. A CBS filiou-se ao COB em 1994. O Brasil participa do torneio de squash dos Jogos Pan-americanos desde 1995, com um total de dez medalhas nas quatro edições até 2007 - duas de prata e oito de bronze.



Confederação Brasileira de Surf

A Associação Brasileira de Surf Amador (Abrasa) foi criada em 1987, com a finalidade principal de desenvolver, padronizar os critérios e coordenar o surf amador em todo o Brasil. Em 17 de outubro de 1998, a Abrasa mudou seu nome para Confederação Brasileira de Surf (CBS). Em 2002, a entidade recebeu a vinculação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A CBS é reconhecida desde 1988 pela International Surf Association (ISA) como responsável pelo surf amador no Brasil e também está filiada à Panamerican Surfing Association (Pasa).



Confederação Brasileira de Xadrez

A Confederação Brasileira de Xadrez foi fundada em 6 de novembro de 1924, com o nome de Federação Brasileira de Xadrez, e foi reconhecida pelo Decreto Lei nº 3.199 de 14 de abril de 1941.



Federação Brasileira de Vôo a Vela

A Federação Brasileira de Vôo a Vela (CBVV) é a única entidade dirigente de âmbito nacional do vôo a vela, também chamado de volovelismo. A entidade foi criada em 15 de janeiro de 1954, em Ribeirão Preto, sob a denominação social de Federação Brasileira de Vôo a Vela e transformada em Associação Brasileira de Vôo a Vela em 14 de setembro de 1974. No final de 2003, voltou a se chamar Federação Nacional e em 2007 passou a levar o nome de Confederação Brasileira de Vôo a Vela. Associação sem fins lucrativos, sediada em Brasília, a CBVV está constituída pelas Entidades filiadas de prática do esporte do vôo de planadores, todas com direitos iguais (desde que, no território brasileiro, pratiquem o esporte do vôo em planadores e/ou disputem através de seus atletas associados ou a eles vinculados, competições que a CBVV declare como oficiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário