Brasil vence na prorrogação e reconquista Grand Prix
Manaus (AM) - A Seleção Brasileira é campeã do 7º Grand Prix de Futsal. Neste domingo (23/10), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM ), o time verde e amarelo fez uma final difícil contra a Rússia e, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, venceu a prorrogação por 1 a 0 e comemorou a reconquista da competição.
Cinco vezes campeã, a Seleção Brasileira havia perdido a hegemonia em 2010, quando foi derrotada pela Espanha por 2 a 1. Com a vitória neste domingo, os brasileiros conquistam o sexto troféu do Grand Prix, que se fortalece a cada ano com uma das principais competições do salonismo mundial.
Os russos, que participaram pela segunda vez da competição, melhoraram em relação a 2010, quando foram eliminados na semifinal. A Argentina, que foi eliminada pela Rússia na semifinal, ficou em terceiro, e o Irã, que foi tirado pelo Brasil, foi o quarto.
O jogo
A Seleção Brasileira começou melhor. Com mais posse de bola, o time encurralou a Rússia, que só se defendia. As primeiras chances foram criadas por Simi, que quase marcou de calcanhar, e em chutes de longa distância, principalmente com Neto e Jackson. O gol só não saiu por causa do goleiro Gustavo, que é brasileiro naturalizado russo e segurou o empate.
Depois da metade do período, os russos conseguiram atacar mais. E, eficientes, conseguiram abrir o placar aos 11min31, quando Sergeev chutou de longe e Abramov desviou. No primeiro lance, Tiago fez boa defesa, mas a bola ficou com o russo, que tocou para as redes e pôs o time vermelho em vantagem.
O gol não abateu a Seleção, que continuou melhor e criando chances. O problema é que os brasileiros esbarravam nos erros de finalização, no goleiro Gustavo e até na trave, que foi acertada em chute de Valdin. Depois, a trave passou de vilã a salvadora quando o Pula tocou e a bola bateu no poste antes de ser afastada pela defesa.
No segundo tempo, a Seleção não mudou o estilo de jogar e continuou pressionando muito. Neto e Valdin eram os principais articuladores das jogadas e, em cobrança de escanteio, o fixo cobrou por cima, o goleiro Gustavo saiu errado e o ala tocou de cabeça, mas para fora. Aos 24min11, a dupla voltou a aparecer e, desta vez, com sucesso. Neto tocou rasteiro e Valdin desviou para empatar.
Mais de dez mil pessoas lotaram a Arena Amadeu Teixeira e comemoraram muito o gol brasileiro. E foi com essa atmosfera que a Seleção buscou o empate, mas um jogador da Rússia continuou a impedir nova comemoração. Gustavo, com grandes defesas, segurou o poder ofensivo brasileiro e manteve o 1 a 1 no placar, levando o jogo para a prorrogação.
Em um filme mais que repetido, Gustavo continuou a segurar o ataque brasileiro na prorrogação. Mas, aos 45min54, Falcão, que não marcava há três jogos, recebeu lançamento pelo alto e desviou de peito, virando o jogo e explodindo a Arena Amadeu Teixeira. Imediatamente, a Rússia lançou Sergeev como goleiro-linha. Apesar da pressão, os russos não furaram a defesa brasileira, e o time canarinho conseguiu reconquistar o troféu.
Sorato destaca paciência como virtude brasileira
Manaus (AM) - Ao final da premiação do título brasileiro na disputa do Grand Prix de Futsal 2011, que ocorreu na cidade de Manaus (AM), o técnico brasileiro Marcos Sorato destacou que a principal virtude do selecionado brasileiro foi a paciência.
Os brasileiros sairam perdendo o jogo por 1 a 0, mas conseguiram o empate no tempo normal e a vitória na prorrogação. Para Marcos Sorato, os atletas do Brasil não se afobaram e souberam ter a tranquilidade necessária para conseguir a reação.
"Não é fácil enfrentar uma equipe qualificada como a Rússia e sair perdendo. É um time que tem um contra ataque muito qualificado, rápido e que demanda muito cuidado quando se joga contra. Além disso, conta com três jogadores brasileiros de grande qualidade em seu elenco", avaliou Sorato.
"A tranquilidade dos atletas foi o fator primordial para reverter a vantagem perdida no primeiro tempo. Não é fácil conseguir isso em uma final de Grand Prix que cada vez mais fica difícil. As finais contra a Espanha, no ano passado, e contra a Rússia, demonstram isso", disse Sorato.
O fato de haver tantos jogadores brasileiros jogando em outras seleções também foi lembrado -- e criticado -- pelo técnico brasileiro. "A seleção da Espanha joga com dois, três brasileiros; a Rússia também conta com três atletas; a Itália é praticamente toda brasileira. Temos que cuidar isso, pois daqui a pouco veremos Brasil A contra Brasil B em competições internacionais", finalizou.
Gustavo vê fortalecimento no futsal russo
Manaus (AM) - O brasileiro naturalizado russo, Gustavo, foi um dos destaques na decisão do 7º Grand Prix de Futsal, disputada neste domingo (23/10), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). Goleiro do time europeu, ele fez boas defesas e segurou o ataque brasileiro durante o tempo normal e a prorrogação.
Para o jogador, o vice-campeonato põe a Rússia no panteão das grandes equipes do futsal mundial. ?O futsal russo fica em evidência depois desse campeonato. Fizemos uma boa campanha, com grandes exibições e nesta final perdemos por detalhes, mas não apaga tudo o que foi feito. Definitivamente, a Rússia está entre os grandes do futsal?, disse ele.
Nas estatísticas, Gustavo fez 21 defesas durante todo o jogo, mas, no segundo tempo da prorrogação, sofreu um gol de peito do ala Falcão. ?É o talento do craque. Lutamos o jogo inteiro, mas demos um espaço pequeno e ele foi e resolveu. É uma pena, mas o time já estava bem cansado e com dificuldades de marcar?, analisou.
O Grand Prix foi a primeira competição de Gustavo pela Rússia. Ele atua no país desde 2004 e se naturalizou em dezembro do ano passado. A primeira convocação foi para os amistosos contra Portugal no meio do ano e, com as boas atuações em Manaus, espera estar presente nas futuras convocações.
?Temos o Campeonato Europeu no próximo ano e espero estar presente sim. É uma equipe jovem, que atuou no Brasil sem muitos titulares e mesmo assim teve ótimo desempenho. Estamos de olho no futuro e quero fazer parte disso?, resumiu.
Para Falcão, Valdin tem vaga assegurada no Mundial
Manaus (AM) - Autores dos gols da vitória do Brasil por 2 a 1, neste domingo (23/10), na decisão do 7º Grand Prix, Valdin e Falcão celebraram o hexacampeonato da competição internacional, ocorrida em Manaus (AM). A decisão diante da Rússia foi emocionante, com os brasileiros saindo em desvantagem e conseguindo o tento da vitória apenas no segundo tempo da prorrogação.
O duelo na Arena Amadeu Teixeira, na capital amazonense, começou com os russos marcando com Sergey Abramov, aos 11min31. Já no segundo tempo, Valdin recebeu passe na área e desviou para as redes, aos 24min11. Para confirmar a vitória, Falcão fez um belo gol em Manaus. Após o passe na área, de peito, ele conseguiu superar o goleiro Gustavo, aos 45min54.
?Este é o tipo de jogo que o futsal precisa. É melhor fazer menos jogos com uma qualidade maior, pois assim conseguimos nos condicionar, mostra os nossos defeitos e hoje tivemos muitos erros e virtudes. Soubemos virar a partida no momento certo, sem desespero?, comentou o autor do gol da vitória do Brasil.
Falcão ressaltou a força do elenco verde-amarelo. ?Teve um momento em que a Seleção Brasileira precisou utilizar o grupo todo, com destaque para o Tiago e para o Valdin, que são diferenciados e mais uma vez minha estrela brilhou, no momento certo, com a pressão por fazer um gol. Foi no momento exato e fico muito feliz por isso?, disse.
Um dos destaques da partida, Valdin foi lembrado também pelo técnico do Brasil, Marcos Sorato. ?Agradeço aos elogios de todos. Ganhamos por méritos, jogamos o tempo todo em cima da Rússia, que também fez um grande jogo?, falou Valdin, que tem como principal objetivo estar entre os convocados para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, que será realizada no próximo ano, na Tailândia.
Para o ala Falcão, seu companheiro de Santos tem vaga assegurada. ?Tenho que parabenizar o Valdin pelo momento que ele está vivendo. O que ele está jogando não é brincadeira, fico muito feliz por ele estar nesta excelente fase. Se a convocação para a Copa do Mundo de Futsal fosse hoje seria ele e mais 14?.
?Vindo dele (Falcão) é algo especial. Já somos parceiros de clube há seis anos, ele me conhece melhor do que meus irmãos. Espero que isto possa se realizar, que seja eu e mais 14 atletas e que tenhamos o sucesso que tivemos aqui no Grand Prix?, finalizou Valdin, que marcou cinco gols durante o 7º GP.
André Vanderlei fica com a artilharia do Grand Prix
Manaus (AM) - A artilharia da sétima edição do Grand Prix de Futsal, assim como nas outras seis edições do torneio, ficou com um atleta brasileiro, já que o ala André Vanderlei, da Bélgica, terminou como artilheiro em Manaus (AM), com 11 gols marcados.
O atleta brasileiro, que é naturalizado belga, não pensava na artilharia até o penúltimo confronto do selecionado europeu na disputa do Grand Prix, quando aa Bélgica encarou o selecionado dos Estados Unidos e venceu por 4 a 1.
Neste jogo, André Vanderlei anotou dois gols, chegando a nove tentos. "Antes dessa partida, nem tinha me tocado que estava liderando a lista de artilheiros do Grand Prix. Daí, decidi que lutaria pelo posto de goleador do torneio", disse.
Para ele, o fato de apenas atletas brasileiros terem sido artilheiros do Grand Prix, em todas as edições -- nas seis primeiras jogadores da Seleção Brasileira e no ano passado o brasileiro naturalizado russo, Pula -- demonstra que os atletas do Brasil são diferenciados.
"Há brasileiros jogando em todas as partes do mundo. A técnica e a habilidade dos jogadores do Brasil são fatores diferenciais em disputas internacionais. Isso fica comprovado quando vemos os quadros de artilharias de competições pelo mundo, como a própria Copa do Mundo e o Grand Prix de Futsal", finalizou.
Fair Play
O Troféu Fair Play desta edição do Grand Prix de Futsal foi conquistado pela seleção da Angola, que terminou o campeonato na décima primeira colocação. O selecionado africano somou 68 pontos no quadro de classificação do troféu e pode levar o alento para casa.
Anderson Rios, Fagner Pinho, Rafael Xavier e Daniel Gondim
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br
(62) 3274-1337/3274-1431
Nenhum comentário:
Postar um comentário